Português English Español Home Contato Nós Somos Biblioteca Destinos
Com o tema "Turismo e inclusão: por uma visão humanista e social do turismo nas Américas", o Encontro das Américas de Turismo Social tem como objetivo propor uma reflexão sobre a importância do turismo como instrumento de inclusão social, cultural e econômica no continente americano.
Para isso, o seminário inclui conferências que apresentam o rico panorama do turismo social nas Américas, além de reflexões sobre a inclusão e a educação por meio do turismo. Também serão relatadas experiências em turismo inclusivo, oferecendo discussões sobre práticas não convencionais e que promovam a democratização do acesso ao turismo, pautadas na sustentabilidade cultural, ambiental e econômica dos locais visitados. As atividades pré e pós seminário incluem visitas a destinos especialmente selecionados para aprofundar a reflexão sobre a importância da prática do turismo sustentável, responsável e acessível a todos, em São Paulo e em outros estados brasileiros.
O Encontro das Américas de Turismo Social é uma realização do SESC do Estado de São Paulo e da Secretaria para as Américas da Organização Internacional de Turismo Social – OITS Américas.

Sobre o evento
Atividades Pré-Seminário: 24 de agosto de 2011
Assembleia Geral Anual da OITS Américas: 24 de agosto de 2011 | SESC Consolação – São Paulo, SP
Seminário: 25 e 26 de agosto de 2011 | SESC Consolação – São Paulo, SP
Atividades Pós-Seminário: a partir de 27 de agosto de 2011
Mais informações aqui ou turismo@sescsp.org.br

Amazônia | Mamirauá | AM
A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (RDSM) foi a primeira unidade de conservação desta categoria implantada no Brasil e situa-se na confluência entre os Rios Solimões e Japurá. Maior área protegida de várzea do mundo, guarda um ecossistema rico que inclui espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. São cerca de 35 espécies de mamíferos, 360 de aves, 79 de répteis e mais de 300 espécies de peixes. Nesta viagem conheceremos um pouco da vida das comunidades de ribeirinhos, habitantes das margens dos rios que vivem da pesca e da agricultura familiar, e percorreremos trilhas elaboradas pelos pesquisadores locais à pé ou de canoa. Os guias naturalistas e locais, unindo o conhecimento científico e tradicional, ajudarão o visitante a interpretar o ambiente apresentando diferentes aspectos da floresta, como sua geomorfologia, os diferentes tipos de vegetação e habitats e a ecologia dos grupos principais de animais que a habitam. Roteiro aéreo disponível em português e inglês.

AMAZÔNIA: RESERVA MAMIRAUÁ | Tefé / AM
de 28 de Agosto a 02 de Setembro | 6 a 10 participantes

DIA 1 | DOMINGO, 28/AGOSTO: Encontro em local combinado. Traslado para o aeroporto de Guarulhos. Embarque em voo para Manaus. Chegada e traslado ao hotel.

DIA 2 | SEGUNDA-FEIRA, 29/AGOSTO: Após o café da manhã, faremos o check-out do hotel e seguiremos para o aeroporto para embarque em voo para Tefé. Recepção e rápido traslado ao porto de Tefé onde embarcaremos para a Reserva, numa viagem que é feita de lancha e dura cerca de 1h e 30 min. No caminho poderemos aproveitar a paisagem procurando por aves, botos cor-de-rosa e tucuxis, e observar as pequenas embarcações cruzando o Rio Solimões. Recepção e apresentação da equipe de trabalho com breve explicação sobre o funcionamento da Pousada e regras gerais (horário das refeições, energia solar, água, etc). Realizaremos um passeio curto de canoinha. Após o jantar, haverá palestra sobre o Ecossistema Amazônico e as atividades desenvolvidas pelo Instituto Mamirauá.

DIA 3 | TERÇA-FEIRA, 30/AGOSTO: Pela manhã, visita a uma das comunidades locais de ribeirinhos que participam do programa de ecoturismo. Um itinerário foi proposto pelas comunidades com base em uma série de atrativos que os ribeirinhos querem mostrar aos visitantes. Um comunitário se apresenta para ser anfitrião durante a visita. Esta é uma oportunidade única para conhecer a vida local e também o trabalho do Instituto Mamirauá na perspectiva dos moradores locais. Na comunidade, haverá oportunidade de comprar artesanato produzido localmente (obs: leve dinheiro trocado). Após o almoço, tempo para descanso em rede, assistir a vídeos e documentários sobre as pesquisas desenvolvidas em Mamirauá, ler um livro ou apenas conversar, pois os passeios são realizados quando o sol está mais baixo, às 15h30min. À tarde poderemos fazer outra caminhada ou passeio de canoa, sempre explorando um lugar diferente na Reserva. Logo após o jantar, faremos uma excursão noturna a pé, onde teremos oportunidade de avistar animais que são ativos principalmente à noite como: porco-espinho, mucura, preguiça bentinho e preguiça real, rato coró, morcegos, aranha tarântula, insetos, etc. Estima-se desenvolver esta atividade entre 40 minutos e 1 hora.

DIA 4 | QUARTA-FEIRA, 31/AGOSTO: Uma nova e diferente trilha será o cenário escolhido para maximizar o avistamento da vida selvagem na floresta. Nossas trilhas não são fisicamente árduas, a maioria pode ser percorrida em três horas no máximo. Durante a cheia (Maio-Julho) o passeio na mata será de canoa, visto que o nível da água sobe em média 12 metros na estação das chuvas. À tarde você será levado ao Lago Mamirauá, um maravilhoso lago dentro da área de proteção integral da Reserva. Nesta ocasião, poderá ter encontros memoráveis com botos cor-de-rosa, ciganas e talvez o pirarucu. Você ficará lá até o pôr-do-sol e no retorno será realizada focagem noturna, avistando jacarés açu, bacuraus, morcegos. Após o jantar você pode conversar com a equipe da Pousada, confraternizar ou descansar para aproveitar a manhã seguinte.

DIA 5 | QUINTA-FEIRA, 01/SETEMBRO: Acordaremos cedo para observar os animais da floresta ao nascer do sol. Após o café da manhã, um morador local conduzirá a atividade de pesca tradicional e ensinará suas habilidades com o arpão, arco e também o manuseio de isca com linha comprida.

DIA 6 | SEXTA-FEIRA, 02/SETEMBRO: Após o café, embarque em lancha para Tefé. Chegada no porto e traslado para o aeroporto para embarque em voo para Manaus. Embarque em voo para São Paulo. Chegada e traslado para local combinado.

OBS: A sequência das atividades descritas nesta programação pode ser alterada por fatores ambientais, nível da água e condições climáticas adversas.

INCLUI: Parte Terrestre: Transfer in/out Aeroporto em São Paulo. Traslados in/out Aeroporto-Hotel em Manaus e Aeroporto-Porto Fluvial em Tefé. Transporte em barco até a Reserva Mamirauá. Uma noite de hospedagem em Hotel em Manaus com café da manhã e 4 noites na Pousada Uakari Lodge com pensão completa. 3 noites de hospedagem nas pousadas domiciliares com café da manhã, almoço e jantar. Acompanhamento de guia especializado. Seguro viagem GTA.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS







Visualizar Mamirauá em um mapa maior

mais informações | arariba@arariba.com


Foz do Iguaçu | PR
Um dos destinos brasileiros mais procurados, Foz do Iguaçu atrai não somente por seu patrimônio natural tombado, mas também por sua gente dinâmica e trabalhadora. Nesta viagem, visitaremos famílias iguaçuenses, tendo como forte a degustação da comida caseira preparada com produtos orgânicos, sua dança regional e, principalmente, partilharemos a história destas pessoas que muito contribuem com o desenvolvimento da região. Roteiro aéreo disponível em português e inglês.

FOZ DO IGUAÇU / PR
de 29 de Agosto a 01 de Setembro | 10 a 40 participantes

DIA 1 | SEGUNDA-FEIRA, 29/AGOSTO: Encontro em local combinado e traslado ao aeroporto para embarque em voo com destino a Foz do Iguaçu. Chegada, recepção e traslado ao Hotel. Fim da tarde livre. Jantar no hotel.

DIAS 2 e 3 | TERÇA-FEIRA, 30/AGOSTO E QUARTA-FEIRA, 31/AGOSTO: Nestes dois dias faremos os seguintes passeios:
Cataratas Brasileiras - Pela manhã, saída para o Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu, logo após segue-se pela trilha que oferece a vista de mais de 240 diferentes quedas de água, e em seguida pelas passarelas que descem até a Garganta do Diabo, maior dos saltos. Um elevador panorâmico sobe a face da cachoeira que dá acesso ao mirante superior. O Parque Nacional do Iguaçu com o Parque da Argentina formam a mais significativa reserva de floresta tropical do Cone Sul, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. No retorno, visita a um centro de artesanato. Duração prevista de 3 horas. Restante do dia livre. Importante: leve capa impermeável para proteger-se dos respingos e da garoa durante o passeio nas passarelas.
Cataratas Argentinas - Travessia da Ponte Tancredo Neves com sua bela vista do Canyon do Rio Iguaçu para chegarmos ao Parque Nacional do Iguazu na Argentina. Visita às passarelas superiores que proporcionam a vista das Cataratas com maior proximidade das quedas e da natureza repleta de orquídeas, bromélias, aves e vida silvestre. O ponto culminante da visita é o mirante suspenso à beira do abismo na "Garganta do Diabo". Duração prevista de 5 horas.
Hidrelétrica de Itaipu - A visita começa no Centro de Recepção, onde é exibido um audiovisual sobre a usina. Logo após, a Hidrelétrica de Itaipu pode ser contemplada em um passeio até o mirante principal, com vista para o vertedouro de onde se pode admirar a impressionante força da água e um panorama geral da usina. A Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior em operação no mundo, é um empreendimento binacional desenvolvido pelo Brasil e pelo Paraguai no Rio Paraná.
Sitio Arruda e Recanto Olivo - Passeio pelo sitio conduzido pelo Sr. Arruda com duração aproximada de duas horas e encerrando com sucos de frutas servidos por Dona Albertina. Possibilidade de colher morangos em Agosto. Em seguida, visita ao Recanto Olivo e conversa ao redor da fogueira após o jantar que inclui a principal receita da Marinês, o risoto caseiro acompanhado do empadão de mandioca.
Os cafés da manhã e os jantares estão incluídos nas diárias do hotel. (meia-pensão)

DIA 4 | QUINTA-FEIRA, 01/SETEMBRO: Café da manhã. Em horário apropriado, traslado ao aeroporto e embarque com destino a São Paulo/SP. Chegada e traslado ao local combinado.

INCLUI: Traslado in/out aeroporto em São Paulo. Hospedagem no Hotel Rafain Palace | 4 estrelas, com regime de meia-pensão: 3 noites com café da manhã e jantar. Atividades e traslados citados no roteiro (não inclui ingressos aos parques). Traslados in/out aeroporto-hotel de Foz do Iguaçu. Acompanhamento de guia especializado. Seguro viagem GTA.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS




Visualizar Foz do Iguaçu em um mapa maior

mais informações | arariba@arariba.com


Circuito Quilombola | Vale do Ribeira | SP
Uma imersão na cultura brasileira de raiz africana. A região do Vale do Ribeira no estado de São Paulo congrega vários grupos remanescentes de quilombos. Nesta viagem teremos a oportunidade de conhecer a organização das comunidades de Ivaporunduva, André Lopes, Sapatu, São Pedro e Pedro Cubas, visitar cachoeiras, percorrer trilhas, acompanhar o preparo de comidas típicas e aprender a ler e interpretar o patrimônio histórico-cultural atual com os Griôs, percebendo a diversidade cultural geral e específica das comunidades quilombolas. Além disso, manifestações como a Nhá Maruca (dança tradicional), a capoeira, a Tutuca (pilagem de arroz), preparo de farinha, entre outras, poderão ser vivenciadas ativamente. Roteiro rodoviário disponível em português e inglês.

CIRCUITO QUILOMBOLA | Eldorado / SP
de 29 a 31 de Agosto | 10 a 20 participantes

DIA 1 | SEGUNDA-FEIRA, 29/AGOSTO: Encontro em local combinado. Embarque com destino a Eldorado/SP. Chegada, acomodação e almoço em Ivaporunduva. Atividades na comunidade conduzidas pelos guias locais: visita à vila e ao bananal orgânico. Jantar. Roda de conversa com as lideranças comunitárias.

DIA 2 | TERÇA-FEIRA, 30/AGOSTO: Café. Atividades na comunidade de Sapatu: trilha para Cachoeira do Meu Deus. Almoço na Comunidade. Atividades na Comunidade de Pedro Cubas. Jantar. Apresentação de dança Nhá Maruca.

DIA 3 | QUARTA-FEIRA, 31/AGOSTO: Café da manhã. Check-out da pousada e visita à Caverna do Diabo com representantes da Comunidade André Lopes. Almoço. Embarque com destino a São Paulo/SP. Chegada em local combinado.

INCLUI: Transporte em micro-ônibus de turismo executivo completo. Pensão completa: 3 noites de hospedagem na pousada da Comunidade Ivaporunduva, com café da manhã. Refeições e atividades citadas no roteiro. Acompanhamento de guia especializado. Seguro viagem GTA.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS




Visualizar Circuito Quilombola - Vale do Ribeira - SP em um mapa maior

mais informações | arariba@arariba.com


Fundação Casa Grande | CE
A Fundação Casa Grande | Memorial do Homem Kariri é uma organização não- governamental, cultural e filantrópica criada em 1992, com sede em Nova Olinda, Ceará, cuja atuação junto às crianças da comunidade é internacionalmente reconhecida. Neste roteiro, os viajantes terão a oportunidade de acompanhar os trabalhos e brincadeiras destes jovens que administram um museu arqueológico, uma rádio comunitária, uma produtora de video e TV, uma editora especializada em quadrinhos e um belo teatro! Mais motivos para não deixar de ir ao Cariri: a região é um verdadeiro celeiro cultural, rica em histórias e manifestações artísticas e o Geopark Araripe é um dos principais sítios paleontológicos do Brasil, especialmente pelos achados e registros em excepcional estado de preservação e diversidade. Roteiro aéreo disponível em português e inglês.

FUNDAÇÃO CASA GRANDE | Nova Olinda / CE
de 28 a 31 de Agosto | 10 a 20 participantes

DIA 1 | DOMINGO, 28/AGOSTO: Encontro em local combinado. Traslado para o aeroporto de Congonhas. Check-in e embarque para Juazeiro do Norte. Chegada e embarque para Nova Olinda. Recepção e atividades na Fundação Casa Grande. Acomodação nas pousadas domiciliares. Jantar nas pousadas.

DIA 2 | SEGUNDA-FEIRA, 29/AGOSTO: Café da manhã. Atividades na Fundação Casa Grande: visita à radio comunitária, ao museu arqueológico, biblioteca e teatro. Almoço. Visita ao atelier de Espedito Seleiro: artesanato em couro. Fim de tarde livre. Jantar nas pousadas. Atividade noturna na Fundação Casa Grande.

DIA 3 | TERÇA-FEIRA, 30/AGOSTO: Café da manhã. Embarque para Santana do Cariri. Visita ao Museu de Paleontologia. Almoço em restaurante no Mirante. Visita à sede do Geopark do Araripe em Crato. Jantar nas pousadas. Atividade noturna na FCG.

DIA 4 | QUARTA-FEIRA, 31/AGOSTO: Café da manhã. Embarque para Juazeiro do Norte. Visita ao Santuário do Padre Cícero e ao centro de artesanato Mestre Noza. Almoço em restaurante. Traslado ao Aeroporto e embarque com destino a São Paulo/SP. Chegada no Aeroporto de Congonhas.

INCLUI: Traslado desde o aeroporto de Juazeiro do Norte até Nova Olinda. Pensão completa: 4 noites de hospedagem nas pousadas domiciliares com café da manhã, almoço e jantar. Atividades citadas no roteiro. Traslado de retorno ao aeroporto de Juazeiro do Norte. Acompanhamento de guia especializado. Seguro viagem GTA.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS




Visualizar Fundação Casa Grande em um mapa maior

mais informações | arariba@arariba.com


Acolhida na Colônia | SC
A Associação de Agricultores Acolhida na Colônia foi criada no Brasil em 1998 e integra a Rede Accueil Paysan, atuante na França desde 1987. Seu objetivo é valorizar o modo de vida no campo por meio do agroturismo ecológico e, seguindo essa proposta, agricultores familiares de Santa Catarina abriram suas casas para o convívio com os visitantes, compartilhando seu “saber fazer”, sua cultura, histórias, paisagens, oferecendo hospedagens simples e aconchegantes com direito a conversas na beira do fogão a lenha e a tradicional fartura de suas mesas e passeios pelo campo. Roteiro aéreo disponível em português e inglês.

ACOLHIDA NA COLÔNIA | Urubici e Anitápolis / SC
de 27 a 30 de Agosto | 10 a 20 participantes

DIA 1 | SÁBADO, 27/AGOSTO: Encontro em local combinado. Traslado para o aeroporto de Congonhas. Check-in e embarque no período da manhã em voo para Florianópolis. Chegada e embarque em micro-ônibus para Rancho Queimado. Almoço na pousada Cabana Bauer e visita à propriedade. Visita ao Engenho Junkes, engenho artesanal de cana de açúcar e produção de morango orgânico. Acomodação e jantar no Sítio Pousada Arroio da Serra em Urubici.

DIA 2 | DOMINGO, 28/AGOSTO: Café da manhã e palestra sobre a Acolhida na Colônia: histórico, princípios, metodologia. Visita a propriedade com explanação sobre a araucária. Trilha com breve explanação sobre a geologia e hidrografia de Urubici e agricultura orgânica. Almoço. Visita a propriedade Vinhos Celestino: produção de vinho colonial e suco de uva orgânicos e criação de peixes ornamentais. Degustação, retorno e jantar na pousada.

DIA 3 | SEGUNDA-FEIRA, 29/AGOSTO: Café da manhã e visita ao Morro da Igreja (se a visibilidade estiver ruim, visita a Cascata do Avencal). Visita Pousada Beckhauser com produção orgânica, beneficiamento de produtos para venda e museu colonial. Almoço. Embarque para Anitápolis. Chegada e acomodação no Sitio Pasárgada. Visita a propriedade, jantar e conversa com a família.

DIA 4 | TERÇA-FEIRA, 30/AGOSTO: Café da manhã. Visita a propriedade Recanto das Cachoeiras: conversa com a família, trilha, banho de cachoeira. Almoço e embarque para Florianópolis. Chegada no aeroporto Florianópolis no final da tarde. Embarque em vôo com destino a São Paulo/SP. Chegada no Aeroporto de Congonhas. Traslado para local combinado.

INCLUI: Parte Terrestre: Transfer in/out Aeroporto de Congonhas. Transporte em micro-ônibus desde o aeroporto de Florianópolis até Urubici. Pensão completa. 3 noites de hospedagem nas pousadas domiciliares com café da manhã, almoço e jantar. Traslado de retorno ao aeroporto de Florianópolis. Acompanhamento de guia especializado. Seguro viagem GTA.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS





Exibir mapa ampliado

mais informações | arariba@arariba.com


nike runners hollister ireland nike ireland louis vuitton bags ireland adidas schuhe nike schuhe schuhe kaufen taschen outlet louis vuitton bags australia nike outlet adidas shoes australia polo ralph lauren australia converse australia timberland australia adidas australia nike australia