FALE CONOSCO

arariba@arariba.com

+55 (11) 3120 5937  |  +55 (11) 972 504 549 whatsapp

segunda a sexta-feira, das 09:00 às 17:00 horas.

SIGA-NOS:

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
LATA-logo-PNG-RGB-Transparent-Background

Nós somos

Uma empresa especializada em turismo de base comunitária, expedições científicas e em viagens culturais e de estudos.

A Araribá foi idealizada por pesquisadores e educadores que passaram pelas maiores e mais importantes operadoras de turismo cultural e ecoturismo de São Paulo, com larga experiência em operação e condução de grupos de jovens e adultos em roteiros nacionais e internacionais.

Colabora ativamente para o desenvolvimento do turismo de base comunitária de modo sustentável e responsável.

Valores e missão

Trabalhamos ao lado das comunidades tradicionais brasileiras: indígenas, caiçaras, quilombolas e demais comunidades organizadas da cidade e do campo, da floresta e das montanhas, da beira dos rios e dos vales. Oferecemos aos nossos parceiros, comunitários e turistas, apoio estratégico, exposição, acesso ao conhecimento e a oportunidade de compartilhar experiências.

Por quê

Porque acreditamos que a oferta turística deve ser construída em torno deles e, principalmente, com eles. Acreditamos que as comunidades locais são os pilares de um lugar, de seus territórios. Elas são as guardiãs da cultura e do ambiente natural e escolhemos ficar ao seu lado para que nosso rico patrimônio cultural continue sendo preservado assim como os nossos frágeis ecossistemas. Acreditamos que o turismo responsável certamente pode promover o desenvolvimento local, mas somente se ele for construído em torno das necessidades e dos saberes das comunidades e, mais importante, com elas. E é isso que temos feito nos últimos 25 anos. Acreditamos que fazemos parte de um processo maior. Somos apenas um elo da cadeia e acreditamos que nosso papel é conectar pessoas de diferentes culturas e contextos sociais, criar novas oportunidades e colaborar com as comunidades locais na elaboração de projetos com impactos transformadores, e nós optamos por fazer isso por meio do turismo. Não temos todas as respostas e é por isso que continuamente solicitamos e procuramos as melhores soluções em nível local, que acreditamos que devem ser construídas coletivamente. Realizamos ofertas turísticas que são projetos sociais em si mesmo, de fato, nas quais o elemento humano está em sua essência.

Equipe

André Stern

Há mais de 25 anos atua com educação ambiental em estudos do meio com ênfase em Ciências da Terra e Desenvolvimento Sustentável para instituições de ensino (escolas e faculdades). Geólogo, mestre em geologia sedimentar e ambiental (USP), trabalhou em empresas de consultoria em projetos e mapeamento ambientais pelo país todo. Mochileiro, mergulhador, fluente em inglês, espanhol e italiano, viajou por muitos lugares do Brasil e do mundo, sempre tirando fotos. www.flickr.com/andrestern.

Ederon Marques

Historiador  (USP)  e guia  credenciado (EMBRATUR),  atua  desde  1996,  com  ênfase  no turismo  cultural e comunitário, em  diversas  frentes  ligadas  a  articulação,  promoção  e  disseminação  de  práticas socioculturais  sustentáveis,  como  processos  participativos  e  colaborativos  de  organização  comunitária, diversidade  cultural,  economia  solidária  e  direitos  humanos  e  sociais.

Elisa Spampinato​

Socióloga e antropóloga com grande interesse e vasta experiência em turismo comunitário. Há quase vinte anos, participa de atividades, pesquisas e projetos sociais sobre governança, desenvolvimento sustentável e cooperação internacional na Itália, Reino Unido e Brasil.

Atualmente, colabora com a Travindy contando histórias de turismo sustentável e das comunidades tradicionais no mundo. Ela também é membro do GSTC e Associada da Equality in Tourism, para quem também escreve histórias sobre o empoderamento das mulheres.

Motivada por sua paixão e compromisso com o turismo ético, desenvolvimento local e igualdade de gênero, ela se juntou à Araribá com o objetivo de continuar apoiando e promovendo o turismo comunitário no Brasil, acreditando profundamente que o turismo pode transformar a vida e ajudar a escrever novas histórias.

Nossa seleta equipe é formada por colegas que aprenderam a acompanhar pessoas em jornadas ao meio natural e a apresentar as peculiaridades dos ambientes, conversando sobre suas experiências tanto no turismo quanto aquelas vividas em seus mapeamentos, coletas de dados e investigações. Atuamos com parceiros locais que se alinham e contribuem com os nossos valores, oferecendo prestação de serviços de alta qualidade aos nossos clientes. A cuidadosa seleção de fornecedores e montagem dos roteiros visa fazer com que boa parte dos recursos auferidos durante nossas viagens fique nas comunidades, incentivando a utilização da natureza como fonte de renda e favorecendo a sua conservação. A prática de uma política de parcerias e de ganhos está diretamente relacionada à postura preservacionista e socioambiental. 

Guias especializados: são profissionais motivados e capacitados, geralmente geólogos, biólogos, geógrafos, historiadores, entre outros que conhecem bem as diversas características naturais, a logística operacional e, principalmente, o conteúdo cultural dos locais que visitamos. 

Guias locais: parceiros e reais conhecedores dos caminhos, atalhos, cultura, culinária, história, natureza, enfim pessoas fundamentais que nos levam para sua "casa". Permitem uma oportunidade magnífica para quem está disposto a conhecer e trocar impressões de mundos, vidas e culturas. 

Oferecemos em nossas viagens 

• equipe treinada para a realização total do evento, desde a sua pesquisa e desenvolvimento até a orientação das atividades em campo.

• experiência de operação e condução de grupos nos âmbitos nacional e internacional. 

• confiança na equipe local e nos fornecedores: transporte, hospedagem e alimentação. 

• segurança no preparo das equipes (locais e especializadas): primeiros socorros, condução em trilha, técnicas de resgate.